Da janela mineira da vida pela qual Iriê Salomão comtempla as belezas de paisagens e histórias, surge também a inspiração para criar obras com profunda sensibilidade e calma.
Porque, como todo bom mineiro, ele sabe bem que a vida não acontece na pressa das ansiedades e prontidões, mas na paciência e mansidão que fazem saltar a arte aos olhos.
E é esse o sentimento que o artista plástico deseja transmitir por meio de sua exposição “Da Minha Janela”, que pode ser visitada na Casa D’Italia, em Juiz de Fora.
As obras são um presente para a vida mineira de Iriê Salomão, que ele oferece com todo o carinho a quem desejar conhecê-las, como quem oferece um café com bolo a uma visita querida.
Histórias, poesia e belezas de Minas
Em seus trabalhos apresentados na exposição, Iriê Salomão se utiliza da história, da cultura, das belezas naturais mineiras e de suas próprias vivências para representar as Minas Gerais de seu imaginário.
Por meio de técnicas como nanquim tracejado e pontilhado sobre aquarela, óleo espatulado sobre tela e outras, vão se revelando as marcas e traços de cenários, personagens e ideários que expressam a Minas do artista.
Obras disponíveis na exposição “Da Minha Janela”
Visite a exposição e entre em contato com a visão mineira que marca a arte de Iriê Salomão!
Exposição “Da Minha Janela”
Casa D’Italia Juiz de Fora – Av. Barão do Rio Branco, 2585 – Centro.
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: das 9h às 11h, e das 13h às 19h.
Incentivar o acesso à cultura e à arte e abrir portas para os artistas locais, esse é o propósito do Espaço de Arte Jardim Norte. O ambiente, localizado em um dos principais shoppings de Juiz de Fora-MG, recebe exposições como forma de divulgar as obras de pintores, desenhistas e artistas plásticos da cidade e da região.
Juiz de Fora, Minas Gerais. Aqui nasceu o artista plástico, escritor, palestrante, articulista, professor de História do Brasil e especialista em Patrimônio Cultural, Iriê Salomão. Mas, antes de nascerem os títulos, nasceram o menino Iriê e o seu olhar atento à arte. Ele costuma dizer que menino e artista formaram “uma coisa só*”.
De 1º a 11 de novembro, a Galeria de Arte do Fórum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu a mostra “Olhares”, do artista plástico Iriê Salomão. A iniciativa expôs o olhar direcionado de Iriê para Minas Gerais, sua maior inspiração, levando o visitante por um passeio entre paisagens, referências e histórias do estado.