Conheça algumas das técnicas artísticas adotadas pelo artista juiz-forano Iriê Salomão, incluindo aquarela, óleo sobre tela e nanquim tracejado.
O processo criativo de uma obra pode incluir diversas etapas, e uma das mais importantes é a definição das técnicas artísticas utilizadas. Há inúmeros métodos a serem escolhidos, de acordo com os desejos do artista.
O artista juiz-forano Iriê Salomão adota diversas técnicas em seus quadros, muito inspirados pela cultura mineira.
No blog abaixo, listamos algumas das principais técnicas utilizadas pelo artista. Continue lendo para conhece-las e entender como são utilizadas.
O processo artístico envolve uma série de etapas criativas e técnicas que o artista deve seguir para transformar uma ideia em uma obra de arte. Isso inclui a concepção e planejamento da obra e a realização de esboços preliminares.
São definidas as técnicas artísticas desejadas, além de métodos como a mistura de cores, a criação de texturas e a aplicação de luz e sombra. Por fim, a pintura passa por uma fase de acabamento e detalhes finais.
Este processo é uma jornada pessoal e única para cada pintor, refletindo sua visão e expressão individual. Além das habilidades técnicas, o processo artístico na pintura sobre tela envolve intuição, criatividade e uma profunda conexão com o tema e os materiais utilizados.
Iriê Salomão utilize diversas técnicas para a criação de duas obras. Abaixo, confira algumas das principais e mais encontradas entre seu catálogo:
Nanquim tracejado é uma técnica de desenho que utiliza tinta nanquim, uma tinta preta de origem oriental, conhecida por sua durabilidade e intensidade. Neste método, ela é aplicada em um padrão de pequenos traços ou pontos, em vez de linhas contínuas. Essa técnica é frequentemente empregada para criar textura, sombreamento e gradações tonais em uma obra de arte.
Os traços podem variar em comprimento, densidade e direção. Isso permite ao artista criar diferentes efeitos visuais e transmitir uma ampla gama de detalhes e profundidades.
Na técnica óleo sobre tela, utilizam-se tintas à base de óleo aplicadas sobre uma superfície de tela. Essa técnica é uma das mais tradicionais e populares na história da arte!
A tinta a óleo é composta por pigmentos misturados com um aglutinante de óleo, que dá à tinta sua consistência cremosa e permite um tempo de secagem mais lento. Essa característica permite correções e modificações ao longo do processo.
Ou seja, a técnica de óleo sobre tela é apreciada por sua durabilidade e pela capacidade de criar obras de arte vibrantes e detalhadas.
Na aquarela, utilizam-se tintas à base de água para criar imagens com cores translúcidas e luminosas. As tintas aquareladas são feitas como um material diluente a água – que evapora após a secagem, deixando apenas os pigmentos fixados na superfície.
A técnica requer um controle cuidadoso da quantidade de água usada para diluir a tinta e a forma como é aplicada ao papel. Além disso, a aquarela é conhecida por sua espontaneidade e pelo potencial de criar efeitos imprevisíveis e únicos. O resultado são obras que muitas vezes possuem uma qualidade leve e etérea.
Agora que você conhece as técnicas artísticas mais utilizadas por Iriê Salomão, chegou a hora de conferir algumas de suas obras. Clique aqui e acesse a galeria do artista.
Da janela mineira da vida pela qual Iriê Salomão comtempla as belezas de paisagens e histórias, surge também a inspiração para criar obras com profunda sensibilidade e calma.
Incentivar o acesso à cultura e à arte e abrir portas para os artistas locais, esse é o propósito do Espaço de Arte Jardim Norte. O ambiente, localizado em um dos principais shoppings de Juiz de Fora-MG, recebe exposições como forma de divulgar as obras de pintores, desenhistas e artistas plásticos da cidade e da região.
Juiz de Fora, Minas Gerais. Aqui nasceu o artista plástico, escritor, palestrante, articulista, professor de História do Brasil e especialista em Patrimônio Cultural, Iriê Salomão. Mas, antes de nascerem os títulos, nasceram o menino Iriê e o seu olhar atento à arte. Ele costuma dizer que menino e artista formaram “uma coisa só*”.