Blog

17 de abril de 2024

Yayoi Kusama: conheça a história da japonesa que carrega o título de artista viva mais vendida do mundo

Yayoi Kusama é uma artista contemporânea japonesa conhecida pelo minimalismo e uso de pontos em suas obras. Conheça sua história e principais características.

Você já ouviu falar de Yayoi Kusama? Um dos nomes mais importantes do mundo das artes, a artista plástica japonesa é conhecida por seu uso de pontos e minimalismo.

Atualmente, ela é a artista viva mais vendida do mundo – e suas obras inspiram grandemente a arte de Iriê Salomão. Por isso, o artigo abaixo contém as principais informações sobre a história e aspectos artísticos de Yayoi.

Continue lendo para descobrir.

Quem é Yayoi Kusama?

Yayoi Kusama é uma renomada artista contemporânea japonesa conhecida por suas obras de arte visualmente impressionantes. Instalações, esculturas, pinturas e performances compõem o acervo de Yayoi, que carrega o título de artista viva mais vendida no mundo.

Nascida em 1929, na cidade de Matsumoto, no Japão, Kusama começou sua carreira artística nos anos 1950, em Tóquio. Após algum tempo, se mudou para Nova York, onde se tornou uma figura proeminente na cena artística da cidade durante os anos 1960.

Kusama ganhou reconhecimento internacional ao longo de sua carreira e suas obras estão em coleções de museus de prestígio em todo o mundo. Atualmente, suas artes chegam ao público através de ilustrações em livros e, até mesmo, estampas de coleções – como é o caso das peças assinadas pela Louis Vuitton.

Devido a agravação de seu transtorno obsessivo, Yayoi decidiu, por conta própria, se internar em um hospital psiquiátrico em Tóquio, na década de 1970. É lá que ela vive até hoje, utilizando um apartamento na região como ateliê.

Ela continua a produzir arte em seu estúdio, mesmo em idade avançada, e seu trabalho continua a inspirar e cativar audiências globalmente.

Quais são as características das obras de Yayoi Kusama?

Geralmente, o nome de Yayoi Kusama está associado ao movimento de arte pop e ao surgimento do minimalismo.

Uma das características mais marcantes do trabalho de Kusama é sua obsessão com os padrões repetitivos, notavelmente os pontos. Ela frequentemente descreve suas obras como expressões de sua luta contra suas próprias ansiedades e obsessões, especialmente com a noção de infinitude. Muitas de suas instalações, como as famosas salas espelhadas, proporcionam uma experiência imersiva e sensorial para o espectador.

As obras funcionam como um convite a se perder em um universo de formas e cores.

Obras de Yayoi Kusama

As obras de Yayoi Kusama podem ser encontradas em museus no Japão e em Nova York, além de em países como Venezuela, Singapura e Espanha. No Brasil, é o Centro Cultural Inhotim, em Minas Gerais, que abriga a obra “Narcissus Garden” (2009).

Confira, abaixo, alguns exemplos de obras da artista plástica:

Yayoi Kusama, Narcissus Garden, 1966/2009. Esferas de aço inoxidável, dimensões variáveis. Foto: Daniela Paoliello.

Yayoi Kusama, Infinity Mirror Room, 1965.

Yayoi Kusama, Ready to Blossom in the Morning, 1989.

Yayoi Kusama, Ascension of Polkadots on the Trees, 2006.

Campanha da Louis Vuitton, que reimagina peças clássicas da marca sob o olhar de Yayoi Kusama.

 

Yayoi Kusama é uma das principais inspirações de Iriê Salomão, artista plástico de Juiz de Fora que utiliza as formas como um caminho de expressar sua visão de mundo. Clique aqui para conferir algumas de suas obras.

Leia também