Você já visitou o Fórum da Cultura? O importante espaço cultural de Juiz de Fora permite a exposição de diversas manifestações artísticas e a união da arte com a pesquisa e a extensão há mais de cinco décadas.
O artista plástico Iriê Salomão já realizou algumas exposições no Fórum da Cultura e é grato ao espaço concedido para a divulgação de seu trabalho. Por isso, preparamos um material especial sobre o local, um patrimônio cultural de Juiz de Fora!
Leia o texto abaixo para conhecer mais sobre o Fórum da Cultura e conferir algumas das exposições de Iriê Salomão no espaço.
Manifestações artísticas de todos os tipos e segmentos se encontram no Fórum da Cultura, espaço cultural da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O local reflete a rica diversidade cultural e o vibrante cenário artístico da cidade.
Considerado um ponto de encontro para artistas, intelectuais e amantes da cultura, o fórum oferece uma atmosfera acolhedora e inspiradora. Lá, encontra-se uma ampla gama de atividades culturais, desde exposições de arte e performances teatrais até debates e conferências sobre questões culturais e sociais.
O espaço foi inaugurado em 1972 pelo reitor Prof. Gilson Salomão. Antes, o prédio que hoje abriga o Fórum da Cultura foi lar da Faculdade de Direito de Juiz de Fora.
A edificação fica na Rua Santo Antônio, 1.112, e é um bem tombado e patrimônio cultural! Sua arquitetura, característica da primeira metade do século XX, é um verdadeiro marco da identidade juiz-forana.
Há mais de cinco décadas, o local cumpre a função universitária de, através da cultura, unir ensino, pesquisa e extensão. Diversos artistas têm a oportunidade de mostrar seu trabalho, enquanto o público pode mergulhar em diferentes formas de expressão artística, desde pintura e escultura até música e dança.
Se você se interessou sobre a história do Fórum da Cultura, continue acompanhando o nosso blog para conteúdos a respeito de arte e cultura.
Da janela mineira da vida pela qual Iriê Salomão comtempla as belezas de paisagens e histórias, surge também a inspiração para criar obras com profunda sensibilidade e calma.
Incentivar o acesso à cultura e à arte e abrir portas para os artistas locais, esse é o propósito do Espaço de Arte Jardim Norte. O ambiente, localizado em um dos principais shoppings de Juiz de Fora-MG, recebe exposições como forma de divulgar as obras de pintores, desenhistas e artistas plásticos da cidade e da região.
Juiz de Fora, Minas Gerais. Aqui nasceu o artista plástico, escritor, palestrante, articulista, professor de História do Brasil e especialista em Patrimônio Cultural, Iriê Salomão. Mas, antes de nascerem os títulos, nasceram o menino Iriê e o seu olhar atento à arte. Ele costuma dizer que menino e artista formaram “uma coisa só*”.