H1: Conheça os principais impactos da tecnologia na arte e descubra como ela influencia a maneira como os artistas criam e distribuem suas obras.
A tecnologia na arte é um assunto importante e de extrema relevância no cenário atual. Isso porque a evolução digital tem tido uma influência significativa na arte. Ela afeta tanto a forma como os artistas criam quanto como as obras de arte são percebidas e distribuídas.
No artigo de hoje, vamos listar alguns dos principais meios de expressão artística possibilitados pela tecnologia.
Continue lendo para saber mais.
As novas formas de expressão na arte, impulsionadas pela tecnologia, têm ampliado consideravelmente o espectro criativo dos artistas. Confira, abaixo, algumas dessas formas de expressão e como elas estão moldando o cenário artístico:
A arte digital envolve a criação de obras usando software e ferramentas digitais. Isso pode incluir pintura digital, ilustração, animação digital, arte em computação gráfica, entre outros.
Artistas digitais têm a liberdade de experimentar uma variedade de estilos e técnicas que podem não ser viáveis com mídias tradicionais. Além disso, a arte digital muitas vezes se beneficia da facilidade de compartilhamento on-line e da capacidade de ser reproduzida infinitamente sem perda de qualidade.
Refik Anadol é um bom exemplo desse fenômeno. O artista turco-americano utiliza algoritmos de aprendizado de máquina baseado em dados para criar suas obras, que consistem em ambientes abstratos e fascinantes.
A tecnologia significa uma maior visibilidade e alcance da arte, seja ela digital ou não. Isso porque essa realidade permite a realização de exposições e eventos on-line. Ou seja, os amantes da arte podem conhecer novas obras e ter verdadeiras experiências do conforto de suas casas.
Recentemente, o artista Iriê Salomão participou de uma exposição digital: a Galeria EUEARTE. A plataforma interativa e dinâmica permitiu que artistas de todo o Brasil apresentassem suas obras ao mundo.
Tem sido cada vez mais comum a existência de museus e centros de arte que se concentram em arte digital e tecnológica. Com exposições e programas educacionais, essas plataformas abordam a interseção entre arte e tecnologia.
Um grande exemplo é o Digital Museum of Digital Art (DiModa), que já realizou inúmeras exposições (on-line e presenciais) desde sua criação, em 2013. Conheça o espaço virtual clicando aqui.
O impacto na tecnologia da arte permitiu a criação de novos espaços e métodos de expressão, o que beneficia tanto o artista quanto o seu público. O artista juiz-forano Iriê Salomão utiliza essas inovações como inspiração para a exposição de suas obras. Clique aqui para conhecê-las.
Da janela mineira da vida pela qual Iriê Salomão comtempla as belezas de paisagens e histórias, surge também a inspiração para criar obras com profunda sensibilidade e calma.
Incentivar o acesso à cultura e à arte e abrir portas para os artistas locais, esse é o propósito do Espaço de Arte Jardim Norte. O ambiente, localizado em um dos principais shoppings de Juiz de Fora-MG, recebe exposições como forma de divulgar as obras de pintores, desenhistas e artistas plásticos da cidade e da região.
Juiz de Fora, Minas Gerais. Aqui nasceu o artista plástico, escritor, palestrante, articulista, professor de História do Brasil e especialista em Patrimônio Cultural, Iriê Salomão. Mas, antes de nascerem os títulos, nasceram o menino Iriê e o seu olhar atento à arte. Ele costuma dizer que menino e artista formaram “uma coisa só*”.